sexta-feira, 1 de junho de 2012

O Clube do Imperador


Filme O Clube do Imperador

O Clube do Imperador. Lançado em 2002 nos Estados Unidos e em 2004 no Brasil. Gênero Drama. Duração 109 minutos. Distribuidora: Europa Filmes. Diretor: Michael Hoffman. Roteiro: Ethan Canin e Neil Tolkin.

O filme O Clube do Imperador é uma obra enriquecedora que descreve a história de um colégio tradicional americano chamado St. Benedicts direcionado somente para rapazes, onde o professor de história Willian Hundert, figura central do filme, lecionou por 34 anos e se destacou entre o corpo docente por ser amante da história e se dedicar exclusivamente para a formação educacional dos alunos, mantendo o caráter e a disciplina como características cruciais para que os alunos obtenham sucesso no futuro.
Essa história se passa num colégio dos Estados Unidos no ano de 1976, quando o Professor Willian Hundert se depara com um novo aluno chamado Sedgewick Bell, filho de um senador bem conceituado, que trás consigo a indisciplina e arrogância. Bell usa destas características na sala de aula com o intuito de desviar os demais alunos da turma para o caminho da perdição. O professor com o seu caráter exemplar tenta moldá-lo seguindo os seus princípios e a disciplina da instituição escolar, mas não funciona, pois Bell mostra-se rebelde no que diz respeito ao seu desempenho nos estudos, atrapalhando também os estudos dos colegas. O professor nesse contexto dá uma advertência a Bell pelas suas atitudes, com isso, durante um determinado tempo o mesmo melhora em alguns aspectos, conseguindo se classificar para o concurso Senhor Júlio César realizado anualmente no colégio, onde ao final deste concurso 03 finalistas participam na disputa final. Bell só conseguiu se classificar devido ao professor Hundert, pois este acreditando nas mudanças de seu aluno, desclassificou injustamente um dos concorrentes para dar o lugar a Bell.
Durante o concurso Sr. Júlio César, o professor Hundert percebeu que Bell estava colando, mesmo assim não o denunciou, mas o surpreendeu com uma pergunta que não estava nos livros de história, perdendo assim o concurso. Hundert decepcionado por ter fracassado como professor, não conseguiu mudar o caráter de Bell.
Após o concurso, Bell se dedica a transformar o colégio numa desordem total, incentivando os alunos a seguirem seus passos, não se dedicando mais aos estudos, aumentando assim o índice de notas baixas e desmoralizando o nome da instuição escolar, provocando dessa forma, a perda de alunos, assim como também a diminuição de contribuições financeiras para a escola.
Mesmo se dedicando durante anos ao colégio, Hundert não conseguiu a direção, pois seu companheiro de trabalho há muito tempo arrecadava fundos para a escola, com a pretensão de se tornar diretor. O professor Hundert segundo a direção usava uma metodologia inadequada para assumir um cargo desta categoria. Sem opção demitiu-se da escola.
Vinte cinco anos depois, o ex-aluno Bell convida o professor Hundert para participar de uma revanche do concurso Sr. Júlio César, juntamente com os mesmos alunos da época. Ele aceita e segue para a mansão de Bell, onde reencontra todos os seus ex-alunos já formados e seguindo suas vidas.
Durante a revanche do concurso Júlio César, Hundert percebe mais uma vez que Bell está sendo desonesto colando as respostas. Nesse contexto, o professor faz uma pergunta que só os outros antigos alunos sabiam responder, que correspondia a uma frase de extrema importância contida na sala de aula em um quadro pendurado na parede da classe.
Pela segunda vez desclassificado, Bell mostra a sua verdadeira face para o professor Hundert ao encontrá-lo no banheiro de sua residência, mas sem perceber, o filho mais velho de Bell que encontrava-se escondido no banheiro ouviu toda a conversa e ficou desapontado com a atitude do pai. Para Bell esse concurso tinha como propósito ajudar a sua candidatura como presidente.
Após esse episódio decepcionante, Hundert passeando pelo frigobar da mansão, encontra seu ex-aluno e confessa para ele que errou quando no passado o desclassificou do concurso Sr. Júlio César dando oportunidade a Bell, em vez de ter sido justo e classificar a quem realmente merecia.
No dia seguinte pela manhã, os seus ex-alunos se reuniram e fizeram uma festa surpresa para o professor Hundert homenageando-o com uma placa onde estava contido suas qualidades e virtudes dignos de um grande homem, e que através de suas lições de vida os tornaram homens de bem.
Emocionado com a homenagem decidiu retornar ao colégio Sr. Benedict e dar aulas novamente, pois tinha certeza que contribuiria de forma significativa na formação moral de outros alunos, e mesmo aparecendo outros alunos com atitudes e valores semelhantes a Bell, ele não se deixaria enganar, pois o caráter e a moral são características relevantes para a construção de um homem com princípios.
De acordo com o citado filme, conclui-se que a escola seja ela pública ou particular, traz consigo a educação como um processo contínuo de transformação de um indivíduo, e o professor nesse contexto, por meio de suas práticas educativas, crenças e valores contribuem para a formação moral do aluno, orientando-o para que viva dignamente. O filme em questão é recomendado para estudantes, pais e profissionais da educação que se preocupam e pretendem buscar soluções tanto dentro de casa, como nas salas de aula, oferecendo métodos de ensino que estimulem o aprendizado de um indivíduo, aguçando assim, o interesse de aprender e superar as dificuldades existentes em sua vida, para o crescimento e desenvolvimento de homens de bem, seguindo sempre o caminho da retidão.


Resenhado por Ana Célia Brandão Marques, graduanda em Licenciatura Plena em História pela Faculdade Internacional do Delta – FID. Bloco-I, Noite. E-mail: annaceliaphb@hotmail.com

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